Reflexões Sobre O 7×1

Publicado: 09/07/2014 em Lá vai a mousse!

Tem gente dizendo que foi castigo. Obviamente foi um castigo, sim. Mas não um castigo só pra Dilma, pra CBF, Felipão ou jogadores. É um castigo pra nós todos, pro povo brasileiro também. Não é a derrota que é o castigo, isso é do jogo, e vimos que a Espanha e Portugal foram castigados também nesta Copa, ainda que em menor medida. Aliás, não: pela fria contabilidade dos resultados, o castigo deles foi maior. Nós chegamos mais longe. Vamos disputar o terceiro lugar. Somos a quarta melhor seleção do mundo, no mínimo. Eles ficaram pelo caminho antes, são piores.

O brasileiro precisa aprender a redimensionar seus valores, e também aprender de uma vez que um tropeço é um tropeço e pode acontecer. Eu acho que tem que ir lá e torcer muito pro Brasil ganhar no sábado, principalmente se for contra a Argentina, não porque eles são maus, mas pela boa, velha e saudável rivalidade que temos no futebol.

O castigo é a vergonha que sentimos, não o resultado. Vergonha por nos acharmos superiores, “abençoados por Deus”, por sermos oportunistas, acomodados, piegas e tontos. Me incluo nesse número também, só pelo breve tempo que durou essa Copa, porque essas coisas não me afetam tanto, e a minha vergonha futebolística já está passando.

Olhem a Costa Rica. Não, caramba, olha a França, a Espanha! Eles perderam e perderam antes da gente, mas fora do âmbito da imprensa esportiva, aposto que ninguém está falando em vergonha. Eles continuam tendo um esporte mais estruturado, e amanhã podem dar uma surra na gente ou fazer bonito em outra competição, vida que segue.

Vergonha não é perder um jogo por 7 a 1, vergonha é tentar fazer um viaduto pra um fim específico, com tudo a favor e dinheiro sobrando, ele não ficar pronto a tempo e ainda cair e matar gente. Vergonha é vaiar autoridades, acomodados no conforto espúrio da classe média, alegando ser contra a corrupção, quando na verdade faz-se isso puramente por inveja, por não poder também meter a mão no que não lhe pertence (ou não meter tanto a mão quanto se gostaria). Vergonha é ser filhinho de papai, financiar o narcotráfico comprando drogas recreativas e se achar politizado por ir à rua escoltando a marginália que quebra vitrines e põe fogo em carros. Vergonha é não saber governar um país. E não estou falando só dos governantes não, nisso incluo eu, você, eles, nós todos. Nós não sabemos administrar essa porra.

Aliás, vamos falar a real? Sabem por que é um castigo, sim? Porque problema não é a vergonha, na verdade; é a falta de vergonha. Já que não nos envergonhamos da corrupção arraigada na mentalidade DO POVO (porque governantes corruptos todo país tem, mas povo corrupto, acho que só aqui), do analfabetismo funcional, da insensibilidade com os problemas alheios, do farinha-pouca-meu-pirão-primeiro, do jeitinho brasileiro (no mau sentido, que meu pai costumava condenar), do machismo, da violência contra a mulher, da discriminação de cor/credo/renda/orientação sexual, do baixo índice de desenvolvimento humano, da péssima distribuição de renda, da ganância, da lei da vantagem (pra não manchar mais um jogador, que só cometeu o erro de fazer propaganda de cigarro numa época que fumar era chique), da apologia à mediocridade que infesta nossa cultura e arte, do puxa-saquismo e imitação simiesca das coisas mais toscas que vêm de fora, então que esse 7 a 1 nos cubra de vergonha. Afinal, um pouco de vergonha na cara não faz mal a ninguém.

E tenho dito.

Anúncios
comentários
  1. Assino junto, óbvia_mente! Reconcordo contigo, em número, gênero, grau e outros quetais…

  2. Escobar Franelas disse:

    Mandei pro FB. Podia?   Escobar Franelas (11) 99712-0653 (Vivo) (11) 96829-7529 (Tim) Skype: Escobar.Franelas http://escobarfranelas.blogspot.com https://www.facebook.com/escobar.franelas http://www.youtube.com/user/Efranelas/videos?flow=grid&view=1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s